quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Interiores: Palais de Glace, Buenos Aires

Caminhando pela Recoleta, descobri o Palais de Glace, um prédio de 1911 que já foi uma pista de patinação no gelo e hoje abriga o Salão Nacional de Artes. Entrada grátis, fui conferir. Dezenas e dezenas de obras das mais diversas tendencias. Pinturas, esculturas, xilogravuras, obras usando material reciclado, instalações como essa:


O salão e o prédio são contemporâneos. Enquanto o Palais de Glace abria suas portas como um clube sofisticado para a alta sociedade porteña, realizava-se a primeira edição do salão como mola propulsora da arte argentina. Repidamente o salão se tornou referência e a paertir de 1932 passou a ser realizado no Palais ocupando os dois andares do prédio até 1954. O Palais, então, passou a ser usado como estudio de televisãio enquanto o salão passou a ser realizado nos mais diversos locais. Só em 1960 é que o salão voltou ao antigo endereço estando lá até hoje. Ocupando não somente o terreo, mas o primeiro piso (foto abaixo).


A miscelânea de estilos é imensa. Afinal, o numero de artistas e obras que se inscrevem para participar do evento é enorme. Vale a visita do local que conta com música no entardecer, cinema, biblioteca, cursos e uma loja.


O museu está aberto de terça a sexta de meio dia as 20h, sabados e domingos das 10 as 20 h, fechando segunda feira. Endereço, Posadas 1725, telefone 48041163.


Nenhum comentário: