terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Maravilha mesmo

Eu só fui a Foz do Iguaçu no ano passado. Cheguei lá em meio a eleição das sete maravilhas naturais do mundo e encontrei uma forte campanha pela escolha das cataratas que se espalham por dois paises (Brasil e Argentina) e é um dos destinos turisticos mais procurados do mundo.
Não sei se as cataratas foram eleitas entre as sete maravilhas, mas de fato são maravilhosas. Não é apenas uma queda d'água como eu imaginava, mas várias delas. A mais vista em fotos, na parte brasileira, é este paredão de agua da foto.


É possivel chegar bem perto delas por um conjunto de passarelas. Bom usar capa para evitar a molhação. De cima da ponte da para ver a força do rio em meio as pedras e aos desniveis do terreno. Mas, ao todo são mais de 200 cachoeiras que compõem dois parques nacionais: um brasileiro,  criado em 1939 com o propósito de administrar o manancial de água, e o argentino, criado cinco anos antes, em 1934, com sede em Misiones.


O nome Iguaçu vem do tupi guarani e significa água grande. Segundo a lenda, um deus planejava casar-se com uma india que fugiu com seu amante mortal. O deus, então, criou as cataratas como forma de vingança, para condenar os amantes a uma eterna queda. O espanhol conhecido como Cabeza de Vaca descobriu as cataratas em 1542, mas estas ficaram "esquecidas" até o século XIX quando foram redescobertas.São 275 quedas ao longo de 2,7 km, algumas pequenas, como esta da foto abaixo:


No lado argentino, há um trem ecologico. No lado brasileiro, há um enorme centro de visitação com lojas de souvenires como camisetas, chaveiros e quatis de pelucia. Trilhas pavimentadas são percorridas diariamente por milhares de turistas. Para quem quiser ir diretamente para o ponto principal, é só ir de carro ou ônibus até o elevador panorâmico que deixa a pessoa pertinho do paredão de água que tornou as cataratas famosas no mundo inteiro.


Radical é o safari que inclui uma trilha mais selvagem e passeio nas corredeiras em barcos a motor. O preço é que espanta: nas agencias dos hoteis de Foz do Iguaçu, o safari custa cerca de R$150,00 por pessoa. O passeio de helicoptero tambem é muito procurado por quem quer ter uma visão mais ampla do conjunto de quedas.






Nenhum comentário: