quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

você sabia sobre o carnaval da Bahia parte 2

7 - voce sabia que no carnaval da Bahia já teve escola de samba?
essa é pros "de fora". Eu já postei nos meus blogs. Como ninguem lê, republico aqui. Sim, Salvador já teve escolas de sambas e DAS BOAS. As mais famosas (ou pelo menos as que eu me lembro) eram a Filhos do Tororó e a Diplomatas de Amaralina, que tinha uma senhora bateria.
Com os bloco-afro (que nos começo tinham alas, fantasias, etc. agora não sei como está pois eu, como demais baianos que não querem ou não podem gastar rios de dinheiro em blocos e camarotes fomos banidos do carnaval), as escolas foram minguando e acabaram. Houve tentativa de revitalizar. Mas como outras revitalizações, não deu certo.
Deixa as escolas pro Rio (berço do samba e das escolas) e pra São Paulo (que segundo Caetano Veloso é justamente o oposto...).




8- blocos de homem vestido de mulher
As Muquiranas é o mais famoso. Mas tem outros como o Mariposas de Roma, onde o falecido jornalista Bonfim Caetano marcava presença todos os anos com fantasias criativas homenageando personalidades como Madre Teresa de Calcutá e Luisa Erundina. O Mariposas sai (saia, sei lá) dia de sábado e cada um veste (vestia) a fantasia que queria. Chapeuzinho Vermelho, enfermeiras e estudante do Sofia Costa Pinto, com aquela jardineira azul, sempre teve de monte.
Tinha tambem (ou ainda tem, não sei, porque eu tenho ficado mais afastada) o Maluketes que já saiu de Estatua da Liberdade, de noiva, de fada, de Madonna (tou na duvida) o As vagabundas que já saiu de boneca moranguinho, de Daniela Mercury e várias outras fantasias engraçadas.
Tem (ou teve) as Melhorzinhas as Kuviteiras, as Derrubadas do Garcia (esse é famoso) e muitos outros levando irreverencia, criatividade e alegria as ruas da cidade de forma meio desorganizada mas com muita animação.



9 - antes dessa mania de nominhos curtos ou de frases tipo Me ama, me leva, etc, os blocos já tiveram nomes mais criativos?
Um dos top de linha era o ENSOPADO DO TATU, de um grupo de amigos da rua Miguel Bournier. O bloco tinha um trio que tinha o sugestivo nome de Godô, Oscar e Orlandinho numa brincadeira com os inventores do trio elétrico.
Outros blocos com nomes curiosos foram (ou são. não tenho informações sobre os que ainda saem) Saku Xeio, Bafo do Jegue, Chucks e outros.

Nenhum comentário: