quarta-feira, 25 de abril de 2012

Lado B da italia


Quando se fala em Italia, vem o óbvio a mente: Milão, Rioma, Veneza, Toscana, Costa Amalfitana não necessariamente nessa ordem. Mas, circulando pela Bota dá para conhecer e admirar outros lugares.
Como, no lago do mesmo nome, é um desses lugares nem sempre incluido nos roteiros individuais ou de grupos, mas que é legal, bonito, historico, divertido, enfim, que vale a visita. No norte da Italia, Como é uma das varias cidades à margem de um dos varios lagos que enfeitam a paisagem de regiões como Piemonte e Lombardia. De alguns dos lugares dá pra ver a suiça ao longe. Alem de barcos para passeio pelo lago, cafés, uma cremalheira para ver a vista do alto da montanha, Como tambem tem uma bela catedral alem de um centro antigo da época medieval.
Na Costa da Liguria, Porto Venere, alem de ponto de partida para as Cinque Terre, é um lugar bonitinho. Vale passar alguns horas, explorar o castelo medieval, a igreja, os cafés, lojinhas. Um lugarejo simpático perto de Genova. Na mesma parte do litoral, acham-se outras cidadezinhas simpáticas como Santa Margarida Ligure, Rapallo e La Spezia, essa, uma cidade de maior porte com boa rede hoteleira e um comércio ótimo.
Portofino não tem nada de lado B não. Pelo contrario é um lado Azissimo e elevado ao cubo. Tão exclusivo que ninguem chega lá de carro. Barco é a melhor forma e que barcos estão na marina do lugar. Portofino é chic, exclusiva e talvez por isso ninguem esbarre em zilhares de turistas por metro quadrado como acontece em outros pontos do litoral italiano. Mesmo que não dê para ficar hospedado lá, vale a visita.
No interior do pais, Parma não tem muito o que ver: Um castelo, um parque, esse palacio da foto, uma igreja, mas é um centro gastronômico de primeira. Na praça principal da cidade, onde estão lojas de griffes, de assessorios, de tudo e muito mais baratas do que as de cidades badaladas, estão cafés e restaurantes servindo uma comida gostosa, criativa, muitas delas feitas com a grande especialidade local: o presunto de parma naturalmente.

Nenhum comentário: